P. Como posso definir a Igreja Evangélica Lisbonense?
R. A IEL é Presbiteriana no seu governo, Reformada na sua teologia e Evangélica no seu espírito.

P. O que significa ser «Presbiteriana»?
R. Ser «Presbiteriano» é aceitar o governo que tem por base a figura dos presbíteros/anciãos/conselheiros que podemos encontrar tanto no Antigo como no Novo Testamento. Os anciãos qualificados são reconhecidos através do voto da congregação em Assembleia-geral anual e, juntamente com os pastores, lideram a igreja corporativamente. Este género de governo, com base na eleição regular dos conselheiros, apela a uma grande responsabilidade individual no serviço comunitário uma vez que é à comunidade que, em último caso, cada líder tem de apresentar contas do seu trabalho.

P. O que significa ser «Reformada»?
R. Ser «Reformada» significa várias coisas. Historicamente, significa que colocamos as nossas raízes na Reforma, em João Calvino e em tantos outros que lideraram o movimento para reformar a Igreja de acordo com as Escrituras. Teologicamente, significa que cremos na soberania absoluta de Deus e que o bem maior que é possível obter é a glória de Deus. Esta herança histórica e teológica é muitas vezes expressa nos 5 pilares da Reforma: Somente a graça de Deus nos reconcilia com o próprio Deus; Somente a fé nos justifica diante de Deus, não as obras; Somente Cristo é o fundamento da graça salvadora de Deus; Somente as Escrituras são a autoridade infalível que podem reger a nossa fé; Somente a Deus devemos dar a glória.

P. O que significa ser «Evangélica»?
R. A IEL assume-se como «Evangélica» porque acredita na importância de partilhar a boa notícia que, através de Jesus Cristo, o reino de Deus já foi inaugurado. Este reino veio libertar o ser humano da culpa e do poder do pecado, através da fé pessoal e do arrependimento. Expressamos esta prioridade na evangelização e afirmamos essa mesma prioridade nos nossos documentos que regulam a nossa missão como igreja.

P. Quais os sacramentos que a IEL aceita?
R. Acreditamos que há dois sacramentos que são sinais da nossa fé, o Batismo e a Santa Ceia.

P. A IEL realiza o batismo de crianças?
R. Sim, nós acreditamos que Deus nos escolheu antes de nós podermos escolher Deus. As crianças são uma parte da comunidade de fé, tanto quanto o são os adultos. Quando a criança atinge uma idade mais madura então pode confirmar publicamente a sua fé através de confirmação.

P. Apesar de realizar o batismo de crianças a IEL faz também a apresentação de crianças?
R. Sim, cabe à família escolher o passo a dar. O importante é a família assumir um compromisso sério de ensino cristão. Só desta forma as crianças podem crescer espiritualmente.

P. Quando é celebrada a Santa Ceia?
R. A Santa Ceia é celebrada no primeiro domingo do mês. Para além deste dia, também partilhamos este sacramento nos dias de festa comunitária (Natal, Páscoa, Aniversário…) . O banquete da vida que partilhamos não pertence à Igreja Presbiteriana mas sim a Jesus Cristo, por isso todos aqueles que aceitam Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador são convidados a partilhar este momento.

P.O que preciso fazer para me tornar membro da IEL?
R. Vem adorar a Deus connosco, partilha a tua fé em comunidade para teres a certeza do passo que desejas dar. Se decidires que queres assumir um compromisso e tornar-te um membro regular da nossa igreja, então procura o Pastor. O Pastor irá então reunir-se contigo para responder a quaisquer perguntas que possas ter sobre nós. De seguida o nosso Conselho da Comunidade irá também debruçar-se sobre o teu pedido e finalmente poderás ser um membro de pleno direito da nossa comunidade. Se já foste batizado em criança poderás reafirmar a tua fé publicamente, se não poderás ser batizado no nosso meio.